domingo, 23 de janeiro de 2011

Educação brasileira: pegar ou largar?


Foi uma época emocionante  para os pré universitários de todo o país. Problemas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio - comumente chamado de ENEM, dificuldades no acesso so site do SiSU e várias tentativas frustradas para a anulação desse Sistema de Seleção Unificada. A educação do país nunca esteve em tamanho foco, se tratando de causar revolta.

Mas nossa arma foi a mídia - usamo-nos dela para relembrar aos governantes os direitos de estudante que possuímos: o de decência. Jovens de vários cantos do país usaram e abusaram de circuítos sociais online para expressar a angústia de ver nossa educação afundar a cada dia que passa, sem a atenção merecida que lhe era para ser dada. 

O futuro de várias pessoas dependendo de um site que simplismente não funcionava. Redações zeradas, provas mal elaboradas e gabaritos impressos de forma invertida. Os problemas foram solucionados, teoricamente. Mas a questão é: até quando estarão tentando consertar os problemas constantemente repetidos? O certo seria dar mais valor à educação do Brasil e propor uma solução definitiva para todos essas gafes, pois é lamentável ter que ver o filme se repetir mais uma vez.

Eu, como cidadã sem-nada, sinto-me no direito de expor minha opinião e pedir mais compaixão entre os seres habitantes dessa terra. E descência também, pois educação não é um gasto, e sim investimento que reflete ganho em todas as áreas, tanto econômicas quanto sociais. Há o egoísmo, infelizmente. A instrução faz enxergar o mundo e, consequentemente, tal injustiça, o que torna uma possível manipulação de massa mais complicada.

Pense bem se não está sendo enganado. Ou sendo egoísta com aqueles que possuem o mesmo direito que você têm. Cruzar os braços e aceitar tal desrespeito com a educação é a maior prova de conformismo e passividade que existe.

Nenhum comentário: